Este blog tem a intenção de resgatar a história do meu querido Marília Atlético Clube e sem esquecer o E. C. Comercial de Marília e o nosso A.A. São Bento de Marília,disponibilizando dados , fotos, vídeos e depoimentos que representam o amor dos torcedores maqueanos a uma história tão bonita no futebol brasileiro. MAC celeiro de craques, paixão de nós torcedores do Tigrão da alta paulista. Nelson Lima
Pesquisar
Pesquisa personalizada
Resultado da busca
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Conheça a história da cidade de Marília
MARÍLIA - História da Cidade
No princípio do século 20, nenhum homem civilizado habitava a imensa área coberta por matas virgens, situada a Oeste do Estado de São Paulo e delimitada pelos rios Feio e Peixe, onde se localiza hoje a cidade de Marília.
As terras de excepcional qualidade atraíram pioneiros vindos de várias regiões do Estado, ávidos por riquezas e colheitas fartas. Os primeiros a chegarem à região foram Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva, que em 1923 adquiriram 53 alqueires de terra, os quais vieram a constituir o patrimônio "Alto Cafezal", primeiro nome dado a Marília. Em 1926, Bento de Abreu Sampaio Vidal adquiriu uma extensa faixa de terra no espigão Feio-Peixe e tratou imediatamente de proceder ao loteamento de seu Patrimônio.
Nesta época, a então Companhia Paulista de Estradas de Ferro, avançava seus trilhos de Piratininga para o espigão, chegando a Lácio, e, de acordo com as normas da Companhia, as estações que iam sendo inauguradas nesse ramal, eram denominadas por ordem alfabética. Marília então, deveria ter seu nome começado pela letra "M". O ilustre Dr. Adolfo Pinto propôs "Marathona", "Macau" ou "Mogúncia". Bento de Abreu não ficou satisfeito com nenhum deles e numa viagem de navio à Europa, inspirou-se no livro "Marília de Dirceu" de Thomaz Antônio Gonzaga, de onde extraiu o nome para a estação: "Marília".
Em 22 de dezembro de 1926, foi criado o Distrito da Paz de Marília; em 24 de dezembro de 1928, criação do município pela Lei 2.320 de 24/12/1928; em 04 de abril de 1929 ocorreu a instalação do município, data de comemoração do aniversário da cidade; e em 27 de junho de 1933, foi criada a comarca de Marília.
A base do desenvolvimento foi a cultura do café, substituído posteriormente pelo algodão que se tornou atrativo para a instalação de duas fábricas de óleo, que associado a cultura do amendoim gerou um significativo crescimento urbano entre 1934 e 1935.
Aliado a este início de industrialização, tivemos a ferrovia e aberturas das estradas de rodagem, ligando Marília às regiões Noroeste, Sorocabana e Norte do Paraná.
Na década de 40 a cidade se firmou como pólo de desenvolvimento do Oeste Paulista, quando se verificou um grande crescimento urbano e populacional.
O primeiro ciclo industrial de Marília se consolida entre os anos 40 e 60 , com base na agroindústria.
Na década de 60 e 70 a cidade vive uma retração do incremento populacional, pela decadência da cultura do café, algodão e amendoim. A pecuária passa a predominar.
O novo ciclo industrial do município teve seu início em meados de 70, com a instalação das indústrias fora da produção agrícola.
O terceiro ciclo de desenvolvimento está respaldado na instalação das Universidades, que polariza os jovens da cidade e região, num raio de 100 km, além de outros 15 estados brasileiros. Este terceiro ciclo proporcionou um incremento das atividades comerciais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário