Pesquisar

Pesquisa personalizada

Resultado da busca

sábado, 7 de março de 2009

Jogadores do Passado - Campos


Cosme da Silva Campos, nasceu no dia 21 de dezembro de 1952, em Pedro Leopoldo/MG. Centroavante ágil, artilheiro e oportunista, Campos jogou, entre outros clubes, no Atlético/MG, Guarani/SP, Marília-SP e São José/SP. Com passagens pela Seleção Brasileira, sua trajetória ficou marcada por protagonizar o primeiro caso de doping da história do futebol brasileiro.



Histórico

QUEM É - Cosme da Silva Campos, o centroavante Campos, nasceu no dia 21 de dezembro de 1952, em Pedro Leopoldo/MG. Jogador rápido, oportunista e cabeceador exímio, foi artilheiro na maioria do clubes em que atuou. Projetou-se no Nacional de Manaus/AM e jogou no Atlético Mineiro/MG, Guarani de Campinas/SP, Marília-SP e São José/SP. Sua trajetória ficou marcada por protagonizar o primeiro caso de doping da história do futebol brasileiro.
O FATO - Campos começou sua carreira em Belo Horizonte/MG, onde foi revelado nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro no final da década de 60. Tornou-se conhecido do público ao sagrar-se artilheiro do primeiro Campeonato Brasileiro realizado em 1972 quando, emprestado ao Nacional de Manaus/AM, assinalou 14 gols. De volta ao "Galo" mineiro, repetiu as boas atuações e despontou como opção para a seleção brasileira que disputaria a Copa de 1974, na Alemanha. Esse sonho, porém, sucumbiu quando, um ano antes, acabou flagrado num exame anti-doping. Era 18 de novembro de 1973. Campos havia perdido três dentes duas semanas antes, em decorrência de um confronto contra o Vasco da Gama/RJ. A fatídica partida aconteceu no jogo de volta, contra os mesmos vascaínos. Ainda se recuperando, mas em condições de jogo, Campos tomava antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, segundo ele, sem saber que um desses remédios tinha em sua fórmula a substância Efedrina. Após acusações mútuas, ficou a dúvida se a medicação aconteceu por indicação do médico do clube ou se o jogador, de forma imprudente, automedicou-se. O fato é que, após seis meses de suspensão Campos nunca mais foi o mesmo. O episódio maculou para sempre a sua carreira.
CLUBES - Campos era considerado um "cigano" por ter jogado em mais de vinte clubes: Atlético/MG, América/SC, Nacional/AM, Caldense/MG, Caxias/SC, Guarani/SP, Portuguesa de Desportos/SP, Náutico/PE, São Bento/SP, América/MG, Santos/SP, Marília/SP e São José/SP. Fez cinco partidas pela Seleção Brasileira e marcou dois gols. Jogou duas vezes contra a Venezuela (em 30 de julho e 13 de agosto), duas vezes contra a Argentina (em 06 de agosto e 16 de agosto) e contra o Perú (em 04 de outubro), todos os jogos realizados em 1975. Campos encerrou a carreira em 1986, jogando pelo Marilia/SP.
SÃO JOSÉ - Campos chegou a São José dos Campos/SP em 1986. O jogador, já veterano e próximo de encerrar a carreira, chegou para atuar pelo São José EC na Divisão Intermediária (atual Série A-2) do Campeonato Paulista. Era, ao lado do meia Vicente Cruz, um dos "medalhões" daquela equipe da "Águia do Vale" que teve participação apenas discreta na competição.
Fonte: Ferreira Leite/Museu de Esportes de São José dos Campos

Foto : Mac x Corinthians 12/1982



Nenhum comentário:

Postar um comentário