Lindolfo |
Lindolfo, o "goleiro acrobata",jogou pelo São Bento de Marília e a Portuguesa de1952 a 1956.
Lindolfo Mário de Pádua Melo (1930-?). Revelado pelo extinto clube do São Bento de Marília. Era halterofilista e a sua especialidade era praticar “ponte” daí o apelido de goleiro acrobático.
Foi o goleiro titular na excursão da Lusa pela Europa de 1954, que conquistou a Fita Azul.
Foi o goleiro titular na excursão da Lusa pela Europa de 1954, que conquistou a Fita Azul.
Na foto acima : Em pé, da esquerda para a direita. Lindolfo (goleiro), Djalma Santos, Nena, Brandãozinho, Hermínio e Ceci. Agachados: Julinho Botelho, atleta não identificado, Nininho, Pinga e Simão.
Fotos :
O quarteto da meta lusitana: Félix, Reis, Cabeção e Lindolfo.
Vejam este "causo" do futebol na história do Lindolfo:
Aqui vai mais uma história "maluca"do nosso futebol:Fotos :
O quarteto da meta lusitana: Félix, Reis, Cabeção e Lindolfo.
Vejam este "causo" do futebol na história do Lindolfo:
Desde quando se introduziu o futebol no Brasil, já tivemos figuras muito interessantes no futebol, como por exemplo, Elmo Bovio. Centro-avante argentino, catimbeiro como ele só. Abusando de seu físico avantajado, sempre deslocava os goleiros nas cobranças de escanteio. Jogou no Palmeiras e no São Paulo e uma de suas passagens mais curiosas deu-se num jogo São Paulo x Portuguesa em 1953. O goleiro da Lusa era uma rapaz com físico de halterofilista, chamado Lindolfo - que tinha um autocontrole muito forte e não estava caindo na catimba do Bovio que, por sua vez, já estava incomodado com aquilo, pois nada irritava Lindolfo que, também bem dotado fisicamente, não se deixava deslocar em nenhuma jogada de área. Não aguentando mais o "pouco caso", Bovio teve uma idéia brilhante e disse a um companheiro que iria acabar com a pose de "aquello bonitchinho". No primeiro escanteio, colocou-se atrás do goleiro e na hora que o mesmo tomava impulso para o pulo, enfiou um dedo no… digamos… ponto crítico posterior. Calculem o susto e a bronca do Lindolfo, que era super assediado pelo público feminino. Virou-se e quase nocauteou o atrevido. Resultado: apesar de ter perdido um dente, o argentino ficou felicíssimo, pois tirou o goleiro do jogo e conseguiu virar o placar que era desfavorável ao São Paulo. Não se esqueçam que naqueles idos não havia substituição e a Portuguesa teve que improvisar um jogador de linha para o gol.
Não sei se é o mesmo Lindolfo, só que tem coincidência nesta história, desde criança nos anos 60 ouço falar sobre um moço que jogava no gol se não me engano pelo time do distrito de Dirceu aqui em Marília, diziam que era forte e que era acrobata. A história é que esse Lindolfo vinha na carroceria de um caminhão pela estrada de Dirceu-Marília e chegando em uma curva onde hoje tem o seminário São Vicente após o aeroporto, houve um acidente com o caminhão, se não me engano capotou e ele saltou da carroceria porem no choque com o barranco ele morreu, vou pesquisar mais sobre isso, mas acho muita coincidência o nome, o aspecto físico e o fato de ninguém saber do paradeiro do Lindolfo. Acho que é possível serem a mesma pessoa.
ResponderExcluirBom hoje conhecemos um Senhor e conversamos bastante ele disse que era ex-jogador de futebol, ele me passou seu nome e pesquisei aqui no google e tive a certeza que é o lindolfo, portanto ele não morreu!!!! está vivinho da silva
ResponderExcluirHÁ UM ENGANO NOS DADOS DO GOLEIRO LINDOLFO. CONHCI-O AQUI EM ASSIS, ONDE ELE JÁ PRATICAVA, NA JUVENTUDE O ALTEROFILISMO E JOGAVA NUM TIME JUVENIL CHAMADO CONGREGAÇÃO MARIANA, DIRIGIDO POR MARCELINO DE SOUZA (HOJE NOME DE UM ESTÁDIO DA CIDADE). DEPOIS PROFISSIONALIZOU-SE E FOI DEFENDER O TIME LOCAL DA ASSOCIAÇÃO ATlÉTICA FERROVIÁRIA. AÍ SIM, JÁ REVELADO PARA O FUTEBOL PROF8ISSIONAL, TRANSFERIU-SE PARA O SÃO BENTO DE MARÍLIA E POSTERIORMENTE PARA A PORTUGUESA DE DESPORTOS.
ResponderExcluirHÁ UM ENGANO NOS DADOS BIOGRÁFICOS DO GOLEIRO LINDOLFO CHAMADO DE A MURALHA HUMANA NUMA EXCUSÃO DA PORTUGUESA PELA EUROPA QUANDO O CLUBE RECEBEU O LAUREL "FITA AZUL". CONHECI-O AQUI EM ASSIS E JA NA JUVENTUDE PRATICAVA ALTEROFILISMO, ERA AFICCIONADO DO BOXE E JOGAVA NO GOL DO TIME JUVENIL "CONGREGAÇÃO MARIANA" DIRIGIDO POR MARCELINO DE SOUZA (HOJE NOME DE ESTÁDIO NA CIDADE). DEPOIS PROFISSIONALIZOU-SE AINDA EM ASSIS, COMO GOLEIRO DA FERROVIÁRIA DE ASSIS. AÍ SIM FOIU REVELADO PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL. POSTEIORMENTE TRANSFERIU-SE PARA O SÃO BENTO DE MARÍLIA E DAÍ PARA A PORTUGUESA DE DE3SPORTOS
ResponderExcluirInfelizmente faleceu na noite de ontem em Santos, SP (25/20/2012), aos 82 anos. Vai embora um grande goleiro, despedindo-se do mundo material por sua convocação para a seleção de Deus. Assinado. Adir.
ResponderExcluir