Pesquisar

Pesquisa personalizada

Resultado da busca

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Esporte Clube Corinthians de Marília (1959 e 1960)



Fundado em 1958, o escudo e o uniforme eram muito parecidos com o verdadeiro da capital paulista.
O clube chegou a disputar uma edição do campeonato paulista de futebol profissional. Em 1959, o Corinthians de Marília participou da Terceira Divisão (atual A3).


Apesar de ter disputado somente um campeonato, revelou  Jurandir de Freitas, que chegou a Seleção Brasileira campeã na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Atualmente o Corinthians de Marília encontra-se extinto.

Talvez poucos saibam, mas além da Associação Atlética São Bento e do Marília Atlético Clube (MAC), a cidade teve outra agremiação que disputou uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol (FPF): o Sport Club Corinthians, que participou do Campeonato Paulista da 3ª Divisão de 1959. O alvinegro mariliense era um dos integrantes da várzea do município e não passou da 1ª fase do estadual, em sua única participação no profissionalismo.

Nesse período o MAC já não estava mais no quadro de clubes profissionais da Federação (havia jogado de 1953 a 1957) e o São Bento tinha retornado ao profissionalismo em 1958 e disputava o Paulista da 2ª Divisão. Em 1959, o Corinthians de Marília tinha como presidente Ariel Fragata, que chegou a ser vereador na cidade e antes da disputa do estadual, que começaria em julho, fez uma série de amistosos e seu elenco contava somente com atletas do futebol varzeano.

De acordo com o jornal “Correio de Marília”, antes de estrear no Campeonato Paulista da 3ª Divisão, o Corinthians vinha de 30 vitórias consecutivas em amistosos. O principal resultado foi o placar de 4 a 2, diante do time reserva do Sport Club Corinthians Paulista, no estádio Bento de Abreu, no dia 7 de abril de 1959. O impresso não informou os autores dos gols, mas publicou as duas escalações. O Alvinegro de Marília atuou com: Dão; Jair e Procópio; Albernides, Oséias e Orlando; Waldo, Amauri, Luiz, Alemão e Bigode. O técnico era Carlinhos. O Timão da capital jogou com: Laerte; Odécio e Luiz; Marcos, Jaime e Sidney; Ricardo, Joãozinho, Leonel, Miranda e Evanil.

Paulista 3ª Divisão

Segundo o site RSSSF.com, o Campeonato Paulista da 3ª Divisão de 1959 teve a participação de 21 agremiações, sendo que o campeão foi a Sociedade Esportiva Irmãos Romano, de São Bernardo do Campo. As equipes foram divididas em três grupos com jogos em dois turnos e somente os dois primeiros colocados de cada avançavam para a fase final.

No grupo com o Corinthians de Marília estavam: Adamantina FC, 9 de Julho/Getulina, Municipal de Vera Cruz, Lucélia FC, Muritinga EC, Rinópolis FC, Palmeiras/Adamantina e Grêmio Recreativo Ruy Barbosa/Pompeia, sendo que este último clube não é citado pelo RSSSF como participante da competição. Porém, o “Correio de Marília” confirma que o Alvinegro Mariliense enfrentou a equipe de Pompeia, no dia 25 de agosto, pela última rodada do 1º turno e venceu por 2 a 1, no Abreuzão.

Ademar e Mangava marcaram para o Alvinegro e Cido diminuiu para os visitantes. Todavia não há registros no impresso sobre o segundo jogo entre ambos, que deveria ter acontecido no município vizinho. A hipótese é que a agremiação de Pompeia tenha desistido da competição com ela em andamento. O time mariliense atuou com: Dão; Zeca e Dimas; Adjaniro, Nivaldo e Careca; Ademar, Edinho, Mangava, Zózimo e Tonho Rosa.

15 jogos

Na 1ª fase do Campeonato Paulista da 3ª Divisão, o Sport Club Corinthians de Marília realizou 15 jogos. Nos amistosos preparatórios o técnico foi Carlinhos, mas para o começo do estadual quem comandou a equipe foi Procópio, que faleceu há algumas semanas. Ele foi atleta do São Bento, do MAC e chegou a jogar algumas partidas amistosas pelo Alvinegro. Porém, quem terminou a competição como treinador foi Antônio Maria Pupo Gimenez, conhecido como “Cocó”, que morreu em abril de 2016.

Dos 15 jogos disputados, o clube mariliense venceu seis, empatou cinco e perdeu quatro (17 pontos somados). No “Correio de Marília” não foi revelado em qual colocação terminou o Corinthians após a 1ª fase. O que se sabe é que os dois classificados do grupo foram: Rinópolis e Adamantina.

 

Todos os jogos do Alvinegro Mariliense no estadual:

 

05/07 – Corinthians 1x0 Municipal/Vera Cruz

14/07 – Rinópolis 3x2 Corinthians

21/07 – Corinthians 5x2 Muritinga

28/07 – 9 de Julho/Getulina 1x1 Corinthians

04/08 – Corinthians 1x1 Adamantina

11/08 – Lucélia 0x0 Corinthians

18/08 – Palmeiras/Adamantina 1x1 Corinthians

25/08 – Corinthians 2x1 Ruy Barbosa/Pompeia

07/09 – Corinthians 2x2 Rinópolis

13/09 – Municipal/Vera Cruz 2x1 Corinthians

20/09 – Corinthians 8x1 9 de Julho/Getulina

27/09 – Corinthians 4x1 Lucélia

11/10 – Muritinga 2x3 Corinthians

18/10 – Adamantina 3x1 Corinthians

25/10 – Corinthians 1x3 Palmeiras/Adamantina

Fonte: Jornalista Jorge Luiz

http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/exibe.php?id=13407

Nenhum comentário:

Postar um comentário