Fundada no dia 12 de outubro de 1912, a Associação Atlética Francana teve como fundadores David Carneiro Ewank, Homero Pacheco Alves eBeneglides Saraiva. Seu primeiro título foi conquistado uma década após sua fundação, em 1923, quando foi campeã do torneio Alta Mogiana. Na final da competição, a equipe derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto, na casa do adversário.
Inicialmente, o clube mandava seus jogos no estádio “Nhô Chico” (nome dado em homenagem ao Coronel Francisco de Andrade Junqueira, doador do terreno do estádio, em 1922). Porém, em 1969 foi construído o Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em homenagem ao então prefeito da cidade de Franca, e posteriormente presidente da Francana.
O primeiro campeonato profissional disputado pela Francana foi em 1948, aDivisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol, e a equipe de Franca terminou na terceira colocação. Três décadas depois, em 1977, o time conquistou o acesso à Primeira Divisão, derrotando o Araçatuba. No ano seguinte, participou pela primeira vez da máxima competição estadual. A “Veterana”, apelido do clube, permaneceu na divisão até 1982.
Rebaixada, a Francana permaneceu no Campeonato Paulista da Série A2 até 2005, quando caiu para a Série A3, competição que disputa até hoje. O melhor desempenho da equipe em competições nacionais foi no ano de 1996, quando foi eliminada nas semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C pelo Sampaio Corrêa (MA). No mesmo ano, foi vice-campeã da terceira divisão paulista (atual Série A3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário