Pesquisar

Pesquisa personalizada

Resultado da busca

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A.A. Ferroviária de Assis


39- Camisa da Ferroviária de Assis

 hino ramalhao 018
Camisa da Associação Ferroviária de Assis também é uma das que considero especial. Acho até que pessoalmente, é a Camisa de Futebol de maior valor histórico das que eu tenho hoje.
ferroviariassis
Primeiro porque, embora seja o uniforme número 2 (o número 1 é vermelho com os destaques em branco) é uma camisa oficial.
Mais que isso, foi usada em partidas oficiais na década de 70, pelo licenciado time de Assis (Cidade onde meu pai nasceu, como eu já disse aqui).
Segundo porque como minha família trabalhava na estrada de Ferro, na Sorocabana, meu tio “Zé”, na época conhecido como Alemão, jogou na equipe.  Olha ele aí numa “clássica” 3×4 :
Digitalizar0001
Associação Atlética Ferroviária de Assis (AAFA) foi fundada em 1927, e foi mais um time que nasceu amador, e em torno da vida Ferroviária, especificamente ao redor da Estrada de Ferro Sorocabana.
Miguel Belarmino de Mendonça foi o primeiro presidente do clube.
Vasculhando pela rede, achei uma foto muito bonita do time, de 1946:
abril 189

Seu estádio na Rua Brasil foi nascendo aos poucos, primeiro o campo, depois as arquibancadas, os vestiários e por fim a iluminação.
Por fim, o acolhedor Dr. Adhemar de Barros, com capacidade para 1.000 pessoas estava pronto. Foi nele que o time mandou seus jogos e por isso também é chamada de “Vermelhinha da Rua Brasil“.
Abaixo, fotos recentes feitas pelo excelente pessoal do jogos perdidos:
 ferroestadio

ferroviariassistadio
E essa do site www.umdoistres.com.br:
Ferroviaria04[1]
Também conhecida como a ”Veterana“, marcou época disputando a divisão de acesso até ser rebaixada pela FPF em razão da criação de uma lei que exigia um mínimo de 50.000 habitantes na cidade para que um time disputasse a segunda divisão.
Disputou assim, a 3ª divisão até 1976 quando disputou seu último campeonato profissional.

Time na década de 60
Time na década de 60
Mesmo em alta, o time via-se atolado em dívidas, o que obrigou o presidente daépoca, Joãozinho Maldonado a tentar vender “Mingo” o maior de seus craques à Portuguesa. Pra piorar, a Lusa achou que o valor era alto demais e não comprou o jogador que preferiu ficar trabalhando na Estrada de Ferro.
Os times que marcaram época como rivais da Veterana foram Ourinhense, Prudentina, São Bento/Marília, Corinthians de Presidente Prudente, ABC de Paraguaçú Paulista, Penapolense, Estrada/Sorocaba, Santacruzense e Pirajuense.
Achei alguns resultados do time (em jogos oficiais e amistosos) pela internet:
FERROVIÁRIA 3 x 1 PRUDENTINA, em Assis
(04-10-1942)
FERROVIÁRIA de BOTUCATU 2 x 1 FERROVIÁRIA de Assis, em Botucatu
(11-10-1942)
FERROVIÁRIA 1 x 1 SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, em Assis
(01/05/1957)
FERROVIÁRIA 2 x 5 SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, em Assis
(07/09/1958)
FERROVIÁRIA 3 x 1 CORINTHIANS (President Pruedente), em Assis
(1959)

CORINTHIANS (Presidene Prudete) 5 x 1 FEROVIÁRIA, em PResidente Prudente
(1959)

FERROVIÁRIA 1 x 2 XV DE NOVEMBRO (Piracicaba), em Assis
(02/02/1963)
SÃO BENTO 1 x 1 FERROVIÁRIA, em Marília
(09/06/1963)
OURINHENSE 3 x 3 FERROVIÁRIA, em Ourinhos
(23/06/1963)
FERROVIÁRIA 2 x 2 UNIÃO SÃO JOÃO, em Assis
(19/01/1964)
UNIÃO SÃO JOÃO 5 x 2 FERROVIÁRIA , em Araras
(30/02/1964)
A tabela final da 2a divisão de 1950:
Segunda Série
 1º CA Linense (Lins)            34 (qualified)
 2º AA São Bento (Marília)     31 (qualified)
 3º EC Coríntians (Presidente Prudente)   30
 4º A Prudentina de Esp. Atléticos (P.Prudente) 29
 5º EC Noroeste (Bauru)     25
 6º Bauru AC (Bauru)             23
 7º São Paulo FC (Araçatuba)           20
 8º AA Ferroviária (Assis)     18
 9º Garça EC (Garça)                            17
10º Atlético Brasil Clube (Paraguaçu Paulista)  16
11º Tupã FC (Tupã)            12
12º Bandeirante EC (Birigüi)           11
A tabela final da 2a divisão de 1951:
Zona Oeste
 1 C.A.Linense (Lins)            40 (qualified)
 2 A.A.São Bento (Marília)    39 (qualified)
 3 E.C.Corinthians (Presidente Prudente)  36
 4 Garça E.C. (Garça)                           32
 5 Bauru A.C. (Bauru)            32
 6 A.A.Ferroviária (Assis)    30
 7 E.C.Noroeste (Bauru)    30
 8 A.Brasil Clube (Paraguaçu Paulista)    23
 9 São Paulo F.C. (Araçatuba)           22
10 Tupã F.C. (Tupã)            20
11 A.Prudentina de Esp. Atléticos (P. Prudente) 18
12 C.A.Penapolense (Penápolis)           17
13 A.A.Ferroviária (Botucatu)           14
A tabela final da 2a divisão de 1952:
Segunda Região
 1 São Bento (Marília)           20 (qualified)
 2 Garça (Garça)    19 (qualified)
 3 Bauru (Bauru)    16
 4 Ourinhense (Ourinhos)   14
 5 Ferroviária (Assis)           12
 6 Noroeste (Bauru)           12
 7 Corintians (Presidente Prudente)  10
 8 Ferroviária (Botucatu)   09
Abaixo a classificação do Paulista da segunda divisão, de 1958:
1º A Prudentina de Esp. Atl. (P. Prudente)   19 (qualified)
2º EC Corinthians (P. Prudente)                     18 (qualified)
2º Garça EC (Garça)                                         18 (qualified)
4º Tupã FC (Tupã)                                            15
4º AA Botucatuense (Botucatu)                       15
6º AA Internacional (Bebedouro)                    12
6º AA Ferroviária (Botucatu)                           12
8º AA Ferroviária (Assis)                                  03
Abaixo a classificação final do Campeonato Paulista da segunda divisão, de 1959 onde infelizmente a Vermelhinha ficou em último lugar:
Série "Paulo Machado de Carvalho"
1 EC Corinthians (Pres. Prudente)       25 (qualified)
2 AA São Bento (Marília)                23 (qualified)
3 Tupã FC (Tupã)                        22
3 A Prudentina E. Atl. (Pres. Prudente) 22
5 AA Osvaldo Cruz (Osvaldo Cruz)        19
6 Rio Preto EC (São J. do Rio Preto)    17
7 Garça EC (Garça)                      16
8 AA Botucatuense (Botucatu)            15
9 AA Ferroviária (Botucatu)             12
10 AA Ferroviária (Assis)               09
Infelizmente, em 1967, o clube perde uma partida decisiva contra o MAC (Marília Atlético Clube) e inicia-se uma crise agravada ainda mais com a ascensão de outro time da cidade, o VOCEM (veja a camisa dele aqui).
E assim como a Estrada de Ferro começava a perder a atenção para as grandes autopistas, a Ferroviária sai do profisionalismo em 1976, em detrimento do futebol moderno e caro. Mesmo fim de muitos times importantes do interior fizeram e ainda estão fazendo hoje em dia.
Uma prova viva do desinteresse cada vez maior do brasileiro pelo futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário